4 Resenha: O menino do pijama listrado

por Sumie

Livro: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das letras
ISBN: 978853591112-1
Páginas: 186
Ano: 2009

Resenha: Comprei esse livro pelo título, que me chamou muito a atenção,fiquei muito curiosa para saber a história desse menino de pijama listrado, mas ao ler a sinopse me surpreendi, pois não imaginei pelo título que a história fosse sobre o holocausto, tema esse que sempre me interessou. O livro prende o leitor do início ao fim com a inocência e a ingenuidade de Bruno, em algumas vezes sentia raiva de Bruno, como poderia ser tão inocente, então, me lembrava que a história se passava na época do Holocausto, e compreendia essa ingenuidade do garoto. É um livro que além de mostrar os horrores do Holocausto, apenas subentendidos nas entrelinhas das conversas dos personagens, mostra também a amizade inocente de duas crianças, que não tem preconceitos, aliás, que nem conhecem essa palavra. Dois garotos, com a mesma idade, mas separados por uma cerca, com vidas totalmente opostas, e que o destino os uniu com uma linda e verdadeira amizade. É um livro tocante, emocionante e profundo, vale muito a pena sua leitura.


Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito.Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.Da janela do quarto,Bruno pode ver uma cerca,e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele.Conforme a amizade dos dois se intensifica,Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra,e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Autora: Sumie
Localidade: Japão
e-mail: sumiesz@gmail.com
Skoob: http://www.skoob.com.br/perfil/sumiee
 
preserve os direitos do autor
_______________________________ 
para mais informações entre em contato

4 Respostas para "Resenha: O menino do pijama listrado"

  1. Levi Ventura 1 de junho de 2010 14:46
    Acontece algo muito interessante com "O Menino do Pijama Listrado". O Livro e o Filme são muito bons e alguns pontos que eu achei que faltou no livro, o filme complementa e algumas coisas que achei que faltou no filme o livro complementa.
    (Eu sei que é maluquice!)
    -------------------------------------
    http://duventublog.blogspot.com/

    Levi Ventura
  2. Renatinha Araújo 3 de junho de 2010 01:08
    Aiii!!
    Eu quero ler este livro!
    Está todo mundo falando dele e só eu que não li ainda! >.<
    Beijão!
  3. Sumie 3 de junho de 2010 01:48
    Israel muito obrigada pelo convite,adorei.
    Levi não achei maluquice o que vc disse,mas pra mim o filme deixou muito a desejar,questão de opinião mesmo.
    Renatinha obrigada por ter vindo.
  4. Célia Regina 5 de junho de 2010 13:16
    Israel... Gostei muito da nova cara do seu blog. Parabéns! Tbm gostei da indicação do livro. Quero ler. Há!braços...

Postar um comentário

Escreva para o Além da Literatura. Contribua com o seu talento. Entre em contato para maiores informações.