0 O Sistema

por Israel.França

— Wow! Quem são vocês?

— Somos agentes de um dos mais poderosos Sistemas que comandam este mundo.

— O que isto quer dizer?

— Quer dizer que um dia terá que fazer parte de um Sistema. E esse dia chegou. A partir de hoje você será um novo homem. Para isso estamos aqui. É uma questão de sobrevivência. Viemos para lhe orientar. Saberá como proceder daqui em diante.

— Eu não estou entendendo. Me expliquem, por favor.

— Com o decorrer do tempo saberá do que estamos falando. Só podemos adiantar algumas regras que terá que segui de agora em diante.

— Que regras?

— Em primeiro lugar saiba que você está sendo convocado pelo Sistema para ser diferente dos demais. Não pertence mais a nenhum grupo senão o nosso. A partir de agora não poderá ser mais o mesmo. E nós lhe diremos como agir.

— Por que devo confiar em vocês?

— Porque fazemos parte do Sistema.


— Que diabo de Sistema?

— O nosso Sistema.

— Que Sistema é este? Sua marca registrada, seu slogan, CNPJ, endereço, número fixo...

— O nosso Sistema não é um negócio. O motivo de estarmos aqui é sem fins lucrativos. Libertamos pessoas o tempo inteiro da ignorância. Já fomos como você. Pensávamos como você. Hoje somos livres porque demos ouvidos ao Sistema.

— O que querem que eu faça?

— Não dê ouvidos a eles. Esta é a regra número 1. Eles querem que você acredite no querem dizer, sendo que o que dizem não faz sentido algum. Querem mudar sua opinião, seu modo de agir; querem fazê-lo se sentir culpado.

— Querem que eu acredite no quê?

— Em tudo o que dizem. Eles querem mudar sua opinião.

— Eles, quem?

— Os outros.

— Que outros?

— O resto.

— O resto? O que o resto significa?

— Significa a maioria. Os que não fazem parte do nosso Sistema é nosso inimigo. A não ser que mudem para o nosso lado, lutaremos contra eles.

— Vocês querem que eu lute contra a maioria? Querem que eu acredite nessa conversa paranóica? Não posso acreditar que isso esteja acontecendo comigo.

— Poderia ser pior.

— Pior? O que poderia ser pior do que dois indivíduos que arrombam o meu apartamento, e me acordam no meio da noite, para me dizer que devo fazer parte do Sistema por questões de paranóia?

— Você poderia estar fazendo parte de outro Sistema agora.

— Ao invés disso vocês estão aqui enchendo eu saco.

— Queremos lhe salvar. Fazemos parte de um dos poucos Sistemas que não tem a tortura psicológica como um meio para recrutar os incautos. Nosso Sistema de interrogatório é bem mais humano do que os demais.

— Estou vendo. Não posso acreditar em vocês.

— Ótimo, já aprendeu a regra número 1. Continue assim. Em breve surgiremos e lhe daremos mais detalhes sobre o nosso Sistema.

— Regra número 2: Seja cético. Duvide sempre, e não concorde com ninguém. Mesmo que eles estejam certos, seja divergente. Existem milhares de Sistemas espalhados pelo mundo capaz de fazê-lo acreditar em suas idéias. Cuidado, não deixem que o convença. Ao primeiro sinal de falha você será automaticamente eliminado do nosso Sistema.

— Isso seria bom.

— Isso seria terrível.

— Regra número 3: Não conte seus segredos a ninguém. Eles não são de confiança. A pessoa certa para se contar um segredo precisa fazer parte do mesmo Sistema que você. A todo o momento pessoas mal intencionadas estão querendo passar informações de um Sistema para outro. Cuidado, muitos não sabem que estão sendo usados pelo Sistema. Agem de boa fé, mas na verdade têm sempre um Sistema por trás delas.

— Não discurse, pois será em vão. Não converse muito. Eles fingem dar ouvidos, mas na verdade estão preocupados com suas próprias vidas. Se alguém lhe ouvir, ou está fingindo para roubar informações ou faz parte do mesmo Sistema que você. No início será difícil acreditar na idéia de que todo o que disser poderá ser usados contra você no futuro. Com o tempo verá que nesse mundo cada qual se preocupa com si próprio. Se acostumará com a idéia de que está sozinho, e ninguém está atrás de uma amizade verdadeira a não ser para roubar informações.

— Saiam da minha propriedade imediatamente.

— Antes que eu me esqueça: um Sistema rejeita outro Sistema. A concorrência jamais se unirá. Se não faz parte de outro grupo então fique longe deles o quanto puder.

— Já lhes disseram que vocês são loucos?

— Todos dizem isso. É sinal de que aprendem rápido. Você estar no caminho certo.

— Saiam! Saiam! Não posso viver como se o mundo estivesse contra mim. Não há perseguição, cara. Este mundo é livre. Gosto de viver aqui. Você precisa conhecer dona Ambrosina. Ela é um amor de pessoa.

— Não consta nenhuma dona Ambrosina nos arquivos de nosso Sistema. Ela não é tão boa quanto aparenta ser. Fez você acreditar porque foi treinada para isso. Você precisa ser mais agressivo com eles. Não deixe que façam você se sentir um lixo. Lute contra o resto.

— Não tenho nada contra o resto.

— É porque você ainda não conhece o resto.

— Saiam da minha casa.

— Abra os olhos, rapaz. Você tem um segredo, e todos querem saber qual é. Alguns irão lhe perguntar de uma forma mais direta, outros irão burlar sua privacidade até descobrirem o que você esconde. Cedo ou tarde isso irá acontecer.

— Todos nós temos segredos. Vai me dizer que não tem nenhum.

— Todos os meus segredos foram confiados ao Sistema. Não tenho mais nada a esconder porque contei tudo para a pessoa certa. Você tem um mistério. Isso o torna especial.

— Preciso dormir. Amanhã vou acordar e descobrir que tudo isso não passou de um sonho.



preserve os direitos do autor
________________________________
para mais informações entre em contato

0 Respostas para "O Sistema"

Postar um comentário

Escreva para o Além da Literatura. Contribua com o seu talento. Entre em contato para maiores informações.