0 Amor é coisa antiga

por Israel.França


Lá está ele, pronto para mais uma de suas aventuras, em cima de uma árvore, com a sua performance de dar inveja aos outros deuses. Com a sua flecha em punho, o deus cupido se prepara para lançar sua mira sobre mais um casal que mal se conhece, o qual em breve se amará pelo resto de sua vida. Mas algo dá errado dessa vez: o cálculo foi incerto e o erro é fatal. Um dos alvos foge à mira e a flecha é fincada sobre a grama e perdida na imensidão do amor não correspondido. É aí que o pior acontece e apenas um dos dois termina amando. Aquela flecha que passou raspando pelo ser que agora não ama, foi perdida e o cupido precisa encontrá-la; o que não foi atingido pelo amor vai embora, deixando o ser apaixonado a chorar sobre a grama, de um jardim marcado por flechas lançadas por um cupido louco.
O que eu faço, Cupido, por aqueles que choram por outros que no momento estão rindo? Eu vi de perto o massacre contra os apaixonados; vi de perto aqueles que amam demais dormirem mais tarde e acordarem mais cedo; vi aqueles que não têm o seu amor correspondido desistirem da verdadeira felicidade; vi de perto os olhos lacrimejantes das minhas amigas que não riam mais, pois a depressão chegou ao ponto de pedir o adiamento da conquista de um grande amor; eu vi todos aqueles que amo perderem o sono por causa de amor. Tudo isso é passageiro, mas muitas vezes, o mau sentimento não se esvai por completo e resquícios de amor não correspondido são deixados pela flecha do cupido. Amor é coisa antiga e persegue-nos desde o princípio. Não é de hoje que cupidos erram o seu alvo. Oh, poderoso cupido, por que deixais o mundo a ser tomado por flechas descontroladas e envenenadas por amores pela metade quando que na verdade o amor deveria ser lindo e praticado por ambas as partes?
“Eu o amo. O teu sorriso é lindo, o teu olhar me deixa inquieta, o teu charme me destorce enquanto me esforço para lembrar de algo a dizer a você; fico muda quando te vejo, com você só me lembro do meu único desejo: o de jamais esquecer você”. Mas de que adianta ser franco ao ponto de nos declararmos para o ser mais importante desse mundo, se as nossas palavras somem de tanto orarmos a Deus por aquele que já esqueceu os nossos ditos sentimentos? “Bem, pelo menos eu tentei”, é o que dizemos ao espelho quando o sonho de amar passa a ser em vão e as nossas palavras tornam-se fúteis. “Oh, Deus, eu fui atingido pela flecha do cupido. O que mais eu posso fazer senão apenas amar... e rezar... para eu não morrer de amor?" E quando recuperamos a voz após longos dias de rouquidão e silêncio, dizemos a nós mesmos que é melhor nos arrepender-mos daquilo que não foi feito do que pelo que foi dito em meio a agonia do mundo, para o nosso grande e eterno amor, o qual não teve ainda o privilégio de chorar e ficar rouco por amar demais.
Oh, pobres mortais, perdoem o insano deus cupido, pois ele sabe o que faz. Ele pede perdão pelas flechas lançadas erroneamente, mas se justifica dizendo que é melhor ver o cálice transbordando do que vê-lo seco e sem vida. E ele diz mais: “se hoje choramos por não sermos amados, amanhã riremos por sermos os próximos a ter o amor correspondido”.
Acredita mesmo nisso, em vítimas de cupido? É tudo bobagem. Cupidos não existem; flechas também não, e nós sabemos disso. Erro de cupido é o que inventamos quando não controlamos o nosso amor, pois este é coisa antiga, é experiente e nos conhece bem, não é o amor que é lançado pela flecha de um deus que se diverte com o amor entre dois mortais, é o amor que toma vida própria e nos dá uma lição de vida, pois quem nunca amou ainda não viveu. Mas se você existe, oh deus cupido, peço-te agora que cesse a loucura amorosa imediatamente, e assim como Julieta que aniquilou sua pobre vida por amor a Romeu, eu me submeto, oh cupido, às suas flechas ensandecidas e me entrego ao amor não correspondido em prol dos meus amigos que não suportam mais chorar!


preserve os direitos do autor 
_______________________________
para mais informações entre em contato

0 Respostas para "Amor é coisa antiga"

Postar um comentário

Escreva para o Além da Literatura. Contribua com o seu talento. Entre em contato para maiores informações.