0 10 motivos para não trocar a internet pela televisão

por Victor Campanha
- Designer de Interfaces - São Paulo, Brasil

A declaração do ministro Hélio Costa me deixou realmente inconformado com a visão retrógrada desse político, me fez pensar e bolar uma lista com 10 razões para não substituir a internet pela TV, espero que gostem:

1 -  Propagandas sem direcionamento
Na televisão vemos propagandas interrompendo os programas, filmes, partidas esportivas e qualquer tipo de programação. Nesse aspecto a internet não muda muito, com os banners e spams que recebemos. No entanto, a internet possibilita que as progandas sejam baseadas no seu perfil e navegação, as tornando muito mais interessantes do que as feitas para a TV, lá as propagandas são feitas por um número muito grande de espectadores e acabam sendo dispensáveis e incômodas para a maioria deles.

2 -  Notícias irrelevantes
Assim como as propagandas, as notícias na TV são criadas pensando no Brasil inteiro ou, no máximo, para um estado específico, o que vemos nos grandes jornais são um aglomerado de notícias de diversas categorias que muitas vezes não interessam às pessoas. Além disso, na TV há uma banalização de assuntos, atualmente no Brasil só se fala do acidente com o avião da Air France, quando enjoar, arrumarão outra coisa para falar. Na internet o usuário pode assinar feeds dos assuntos que realmente importam para ele e ser atualizado de forma mais direcionada de acordo com seus interesses.

3 -  Comunicação unilateral
Uma das grandes vantagens da internet sobre os outros veículos de mídia é a comunicação descentralizada. Na TV as pessoas falam e os espectadores assistem calados às opiniões do emissor, que são tidas, na maioria das vezes, como verdades incontestáveis, enquanto na internet os indivíduos podem comentar, compartilhar e avaliar as informações que recebem. Infelizmente a maioria dos portais de informação não sabem usar isso da melhor forma possível e o que vemos são jornais de papel na tela, de qualquer forma, há bastantes possibilidades a explorar.

4 -  Programação medíocre
Desde que me entendo por gente, a programação da TV (aberta, principalmente) é composta por um número muito grande de bobagens que em nada acrescentam ao espectador, como é o caso dos programas de auditório, novelas e BBBs da vida. Como já disse, a programação é pensada em todos os tipos de pessoas e feita para que todos entendam, o que gera uma nivelação por baixo do conteúdo apresentado.

 5 – Manipulação de informações
Como na TV há uma comunicação unilateral, existe uma grande falicidade para as emissoras controlarem o conteúdo exibido e apresentar as informações da maneira como bem entendem, privelegiando suas ideologias e interesses. Um bom exemplo disso é o caso da eleição do presidente Collor, onde a Rede Globo editou o debate com o Lula para parecer que o Collor tinha vencido, houve a manipulação da opinião pública e o resultado já conhecemos.


6 – Dependência de horários
Na internet os usuários podem acessar qualquer conteúdo a qualquer horário, inclusive informações de anos atrás, pode planejar o seu tempo para assistir os vídeos mais interessantes nas horas que estiver livre, ou ouvir os podcasts no momento mais apropriado. Na TV e no rádio as pessoas são dependentes dos horários estabelecidos pelos emissores, então alguém que acompanha a novela das 8, por exemplo, precisa estar ligado à TV  nesse horário para não perder os capítulos.

7 – O baixo repertório artístico
As atrações artísticas apresentadas na televisão são limitadas aos interesses das emissoras ou à audiência gerada, não possibilitando ao receptor explorar novos músicos e demais artistas. Ao assistir TV, o espectador é obrigado a assistir a Ivete Sangalo no Faustão, ou o clip da Beyoncé na MTV, mas dificilmente ele terá a oportunidade de saber mais a respeito de uma banda de punk celta de Massachusetts, ou sobre um gaitista brasileiro.

8 – Os horários políticos
Imagine se a sua navegação na web fosse interrompida e todos os sites bloqueados porque segundo o artigo X da lei de número X teria que ser exibida a programação política e você tivesse que ficar 1 hora vendo políticos usarem seu dinheiro para fazer promessas mentirosas em vídeos muito dramáticos e bem editados. Por mais absurdo que pareça, é isso que acontece na TV aberta no horário nobre quando está chegando a época de eleições.

9 – A alienação do mundo exterior
Hoje em dia, na internet o que as pessoas mais fazem é se comunicar umas com as outras através de redes sociais, programas de mensagens instantâneas, e-mails, blogs e outras infinidades de recursos, além de compartilhar informações e ter acasso a opiniões de pessoas de todos os lugares do mundo. Assistindo TV em uma sala, as pessoas mal se comunicam com a família ao seu redor, é a famosa política do pão e circo.

10 – O excesso de gordura
Falando em pão e circo, comer em frente a TV é um péssimo hábito das pessoas, inclusive meu. É claro que esse item é uma brincadeira, afinal isso é mais culpa das pessoas do que do veículo em si, mesmo porque nunca se sabe até quando precisaremos usar as mãos para acessar a internet. 

Se quiser ler mais posts como esse acesse o blog do Victor Campanha http://www.victorcampanha.com/blog/

Agradeço ao Victor Campanha por ter permitido a postagem deste maravilhoso texto em meu blog.

0 Respostas para "10 motivos para não trocar a internet pela televisão"

Postar um comentário

Escreva para o Além da Literatura. Contribua com o seu talento. Entre em contato para maiores informações.